Sebrae-SP realiza Programa Alimento Seguro em Guará
Sebrae-SP realiza Programa Alimento Seguro em Guará
Sebrae-SP realiza Programa Alimento Seguro em Guará
O PAS é uma atividade oferecida para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação; consultorias serão iniciadas no dia 3.
Julho 2013 - O Escritório Regional do Sebrae-SP em Franca com a parceria da ACE – Associação Comercial e Empresarial – Guará e a Prefeitura Municipal de Guará, por meio da Vigilância Sanitária, realizarão a partir de agosto o PAS – Programa Alimento Seguro. Conforme explicou Gilson Roberto Carbinatto, consultor do Sebrae-SP em Franca, o PAS será aplicado em sete empresas da cidade, sendo direcionado exclusivamente aos empreendedores que trabalham no segmento de alimentação, como por exemplo, bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros com o objetivo de conscientizar e orientá-los sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos.
As primeiras atividades do PAS em Guará serão iniciadas no dia 3 de agosto quando os consultores agendarão as visitas (consultorias) para fazer o diagnóstico inicial de cada empresa. Em seguida serão realizadas as aulas teóricas na ACE Guará, das 14h às 18h, com a Engenheira de Alimentos, Roberta Rossini. A primeira aula está marcada para o dia 20 de agosto. Posteriormente as consultorias serão intercaladas com as aulas que serão realizadas nos dias 3 e 17 de setembro e no dia 8 de outubro. A previsão é de que o Programa em Guará seja finalizado em dezembro deste ano.
O PAS foi criado em 1998, por meio de uma parceria entre o Sebrae e Senai com o objetivo de desenvolver uma metodologia para aplicar boas práticas de fabricação nas industrias de alimentos. O programa aborda diversos assuntos relacionados às boas práticas para a higiene na alimentação, entre eles, a qualidade da água, validade dos alimentos, saúde dos manipuladores, controle de pragas, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, entre outros. É importante salientar que a segurança dos alimentos implica na atuação em toda a cadeia. “O Programa é baseado nos procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - do Ministério da Saúde”, contou Gilson.
O PAS é realizado por meio de treinamentos para repasse dos assuntos técnicos em sala de aula e consultorias na empresa para demonstração dos procedimentos que devem ser adotados, e é apoiado em rico material ilustrativo. “São abordados assuntos relativos à produção dos alimentos, tais como resfriamento, congelamento, distribuição, controle de tempo e de temperatura para que sejam evitados os fatores de exposição à ação de microrganismos causadores de deterioração”, explicou o consultor do Sebrae.
O PAS tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação dos alimentos atuando no desenvolvimento de metodologias, conteúdos e na formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as boas práticas, o sistema de análise de perigos e os pontos críticos de controle. Com isso, o Programa contribui para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos fornecidos reduzindo assim o risco das doenças transmitidas por alimentos aos consumidores.
Outras informações sobre o PAS devem ser obtidas no Escritório do Sebrae-SP em Franca que fica na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 789 ou pelo telefone 3723-4188.